APÓS ENFARTO: jovem perde 72 kg e ajuda outras pessoas a emagrecer

July 9, 2020

 

 

Foi aos 21 anos que Bruno Ostrufka, morador de União da Vitória (PR), viu sua saúde ameaçada pelo estilo de vida que levava. Pesando 150 kg, o jovem foi parar no hospital ao sofrer um enfarto. “Foi a situação que passei onde me senti mais vulnerável, com medo”, conta o jovem.

 

Bruno fala que sempre que fazia exames de rotina era alertado pelos profissionais da saúde sobre estar obeso. “Só levei a sério quando a coisa foi pior”, lembra.

 

É preciso sempre estar atento a taxa de nutrientes e também aos males que alguns produtos podem causar ao organismo. Comidas que dão saciedade nem sempre alimentam. O exemplo disso são produtos processados e muitos industrializados que podem ser ricos em colesterol LDL, conservantes, corantes, açúcar e sódio. Além de não fornecer ao corpo as substancias necessárias para diminuir o risco de doenças, podem desencadear as patologias.

 

Bruno conta que não levava a sério a importância de ter hábitos saudáveis e de presar pela qualidade e quantidade do que ingeria. O resultado foi um enfarto. Apesar do episódio ser sério, o jovem não teve sequelas. Porém a vida não poderia continuar a mesma.

 
“Cara, sorte que não foi pior!”, foi a exclamação do médico ao atender Bruno.
 

 

 

HÁBITOS NA INFÂNCIA

 

Hoje, o atleta fala que não fazia ideia que os hábitos alimentares e a percepção que tinha em relação aos alimentos poderia colocá-lo em um quadro de obesidade, apesar de crescer em uma família com filosofia naturalista.

 

“Eu não me recordo de alguma vez pensar mais sobre isso quando era mais novo, alimento era pra matar a fome na hora das refeições”, afirma.

 

Apesar de superar várias dificuldades na jornada de reeducação, o atleta fala que o trabalho para vencer os velhos hábitos é constante. “Alguns eu tenho dificuldade até hoje e são meus desafios. Saber aproveitar os passeios com os amigos sem comer e beber foi o pior”.

 

Bruno acredita que se não tivesse mudado sua vida, no pior dos cenários, já teria falecido.

 

 

 

VIDA X OBESIDADE


Realizar as tarefas do dia-a-dia pode ser difícil para uma pessoa obesa.

 

“Não conseguia fazer nada direito, amarrar o calçado era difícil, correr então era só pra atravessar a rua e olha lá. As roupas não serviam, estava tudo bagunçado. Eu precisava reformar minha vida em todos os níveis. Físico, mental, social e espiritual”

 

Para mudar todos esses aspectos da vida foi preciso força de vontade. “Dizer não para mim mesmo foi o principal. Autocontrole é algo que precisa ser conquistado e aprimorado, já que é o autocontrole que faz você seguir firme até o objetivo que anseia - seja para qualquer coisa na vida”, conta.

 

O jovem buscou a reeducação alimentar e praticar exercícios físicos regularmente. Em três anos Bruno perdeu 72 kg, nessa época ele cursava Engenharia da Produção. Porém o interesse pelo esporte se tornava cada vez maior.

 

“Estava sempre buscando evoluir o corpo e ter mais conhecimento sobre isso e foi aí que simplesmente escutei um colega dizendo:

 

- Cara, porque você não faz Educação Física?  

 

Fiquei curioso pela pergunta, já que estávamos em áreas totalmente diferentes, então perguntei:

 

- Como assim? Porque você diz isso?

 

Na hora ele disse:

 

-Você está lendo um livro sobre treino em uma aula de física.”  

 

Naquele dia fui para casa e pensei muito sobre o assunto e percebi que eu amei cuidar do meu corpo e me sentia bem com isso. Então no outro dia tranquei a matrícula e fui me inscrever no curso de Educação Física (2015), e em 2019 eu me formei como Profissional de Educação Física.

 

Além de treinamentos individuais, Bruno disponibiliza material com dicas em sua conta de Instagram para pessoas que sentem medo ou vergonha de praticar atividades fora de casa. >>> Siga @brunoostrufka <<

 

Ele também deixa dicas para quem busca forças para mudar o estilo de vida.

 
“Não espere enfartar para perceber que você não está bem. Ser obeso é dar alvará para que várias comorbidades – diabetes, cardiopatias, depressão e outras - se instalem no seu corpo e te levem a uma morte precoce”, aconselha.
 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Não fale essas 5 frases para uma pessoa com depressão

September 8, 2020

APÓS ENFARTO: jovem perde 72 kg e ajuda outras pessoas a emagrecer

July 9, 2020

As 5 verdades sobre relacionamento reveladas em Dark (COM SPOILER)

July 2, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

 

Histórias da Celi

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2019 - Michelle Martins - Celi Comunicação CNPJ 34.551.953/0001-60. Proudly created with Wix.com