Our Recent Posts

Tags

FINAL DE DARK: entenda o enredo central (COM SPOILER)


Jonas em imagem de divulgação de Dark no Netflix

Quem viu Dark ou ouviu falar dessa série no Netflix já sabe que entender todo o enredo pode ser algo complicado. Se ficou com dúvidas ou quer rever alguns assuntos que não ficaram claros, nós do Histórias da Celi preparamos um compilado de informações para você compreender tudo que passou na série.


SAIBA QUAIS REVELAÇÕES QUE DARK FAZ SOBRE RELACIONAMENTOS

Nos siga no Instagram e Facebook >> @historiasdaceli


O COMEÇO


A ficção científica começa a trama apresentando a recuperação de Jonas Kahnwald (personagem principal). O adolescente volta de uma internação na clínica psiquiátrica onde tratou um trauma deixado pela perda do pai, Michael Kahnwald, que acabou tirando sua própria vida recentemente. O garoto é recebido pelos amigos ao voltar a sua rotina escolar e logo marcam um passeio durante a noite na floresta.

Até aí era apenas um grupo de adolescentes desbravando o lado sinistro do local. Na turma estavam Martha Nielsen, Franziska Doppler, Magnus Nielsen, Jonas Kahnwald, Bartosz e o pré-adolescente Mikkel Nielsen (que foi levado pelos irmãos, pois não poderia ficar sozinho em casa). Porém um episódio "eletromagnético" acaba assustando o grupo. Todos acabam se separando por um momento. Quando Jonas, Martha, Bartosz, Franziska e Magnus se reencontram percebem que Mikkel Nielsen desapareceu.


(Ao se perder do grupo de adolescentes, o menino, sem que ninguém o veja, entra na caverna e vai até uma passagem que o leva ao passado, 1986. Fica preso no passado e é adotado por Ines Kahnwald. Mas ninguém sabe disso ainda).


Mikkel e Michel em Dark Netflix

Ao contarem sobre o desaparecimento, uma investigação é iniciada pela polícia local e familiares na cidade. No município já havia acontecido o desaparecimento de outros jovens como o de Mads Nielsen (irmão de Ulrich). O corpo de Mads é encontrado logo no início da primeira temporada de Dark, durante a busca por Mikkel. Mads está com a exata aparência de quando desapareceu há 33 anos, como se tivesse sido transportado no tempo para aquele momento. E não é que foi mesmo!


Urich descobre o que aconteceu com seu irmão Mads e desconfia que Mikkel tenha tido o mesmo fim. Ele, além de descobrir a passagem na caverna, viaja no tempo para matar o autor do assassinato do irmão, Helge, que sobrevive ao ataque e envelhece com uma cicatriz. Porém Urich não consegue mais voltar e fica preso no passado, sendo internado em um sanatório.


Em paralelo, Jonas decide investigar sozinho o desaparecimento de Mikkel. Porém é abordado pelo "O Estranho". Um homem misterioso que aparece na cidade de Winden e se hospeda no hotel de Regina Tiedemann. No final da primeira temporada descobrimos que ele é a versão adulta de Jonas - que volta ao passado para deixar instruções a si mesmo.


Jonas e Jonas O Estranho Fonte: Dark Netflix

Ainda no final da primeira temporada; Jonas consegue fazer a viagem no tempo para 2052. Ele encontra a cidade de Winden em um cenário pós-apocalíptico e se depara com a Elisabeth Doppler, que era apenas uma criança em 2019. Ela é a líder local da comunidade e é a responsável pela cicatriz de Jonas no pescoço.


Já na segunda temporada,; Jonas viaja para 1921, quando conhece o Noah mais jovem. É em 1921 que Jonas descobre a real identidade de Adam, que tem o rosto profundamente marcado por várias viagens no tempo.


ADAM - Líder de um dos grupos de Viajantes


Adam é o próprio Jonas, motivado em parar o looping de acontecimentos que se repetem a cada ciclo de 33 anos. Adam descobriu como viajar para qualquer data no tempo, independente dos ciclos de 33 anos, com a ajuda de uma célula de energia. Adam mente para Jonas dizendo que ele precisa fazer com que seu pai, Michael, não cometa suicídio em 2019. Porém ao retornar a data, Jonas descobre que foi enganado e ele é o autor do desaparecimento de Mikkel e a morte de seu pai.


Jonas e Adam. FONTE: Dark Netflix

CLAUDIA - GRAVE ESSE NOME


Outra viajante do tempo é Claudia Tiedemann, mãe de Regina. A ex-diretora da usina nuclear, que, idosa, aparece e confronta o padre Noah sobre as viagens no tempo. Claudia também influencia fortemente O Estranho. Os dois são quem orientam Tannhaus a construir sua máquina do tempo, usada diversas vezes na série.


Até o final da segunda temporada a viagem no tempo vira a "Festa do Caqui". Até Hannah (mãe de Jonas) vai parar no passado e decide ficar um tempo por lá para esquecer Ulrich. Ela acaba se relacionando com o pai de Claudia Tiedemann, o Egon Tiedemann, e tem uma filha, chamada Silija - que será integrante do grupo de Viajantes de Adam e casará com Bartosz na terceira temporada.


(Claudia desapareceu no passado ao descobrir a máquina do tempo)


APOCALIPSE


Voltando na segunda temporada; Em 2019, Jonas nem sabia ainda que um Apocalipse estava marcado para acontecer no mesmo dia da morte de sua amada Martha (irmã de Mikkel). Ela é baleada em uma aparição repentina de Adam momentos antes do apocalipse. Esses acontecimentos fazem Jonas buscar por mais respostas e desejar evitar a morte de Martha.